quarta-feira, junho 25, 2008

Hüsker Dü - Everything Falls Apart


Hüsker Dü é sem sombra de dúvidas uma das bandas mais influentes da década passada e que conseguiu injetar uma dose de energia dentro do rock americano. Ao lado do Black Flag, Minutemen, R.E.M., entre outros, iniciaram o circuito independente underground americano. Nada que tu não devia saber.
O problema é que a maioria do pessoal só conhece cds como o Zen Arcade ou o New Day Rising, por serem considerados clássicos, e são mesmo, mas o lance legal dos Hüskers é que eles tem um discografia inteira impecável, e não só dois ou três.
Everything Falls Apart foi o primeiro disco de estúdio deles, mas não o primeiro material. O super trio de Minneapolis sempre foi acostumado e muito famoso por não perder tempo, passaram boa parte do início da carreira fazendo turnê numa van, em todo o país, dividindo palco com outras lendas do Hardcore/Indie, e ao mesmo tempo, gravando discos, que tal?
Antes mesmo de Everything..., eles já tinham gravado um ao vivo, o radíssimo Land Speed Record e outro EP ao vivo, In A Free Land, coisa de lôco. A diferença é que esses primeiros discos são bem mais crús (mais ainda) que os "famosos", e sem o mesmo brilho de letras, pois a produção, sempre foi baixa, convenhamos, mas que é a graça. Chiadeira, barulho, distorção e velocidade, não que isso não esteja presente nos discos poteriores, mas é que aqui o bagulho é bem mais extremo.
Não é um disco que pode mudar a vida de alguém, e também, não mudou muito a carreira deles na época, mas é um cd bom, para aqueles que gostam da banda, ou para os entusiastas do bom e velho hardcore old school americano. Hoje, esse é disco (vinil) é uma raridade, pois só teve duas prenssagens, de 5.000 cópias cada e fez com que surgisse o boato de que tivessem perdido a fita mestre, que não passou de balela, pois a Rhino mais tarde lançou esse disco com o EP In A Free Land, com o nome de Everything Falls Apart And More, que tu pode achar mais facilmente.
Boa demonstração do poder que a banda tinha, exemplificando o que eram seus shows, de música atrás de música, sem minuto pra respirar, ríspidas e barulhentas, nervosas e amargas, em uma época em que só Mould cantava. A surpresa fica por conta de "Sunshine Superman", cover "Thrash" de Donovan, mas que lembra bastante as músicas que estariam por vir, com melodia e feeling, algo que Mould e Hart tem de sobra.
Enquanto a gente não acha a versão em vinil ou cd, vamos matando a vontade em MP3. Download.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vixi!!!!

Esqueceram o Metal Circo o Live 86 Boston!!!!

Entre outras, essa banda foi um marco na história do rockroll, e que não para o desenvolvimento do hardcore como o conheçemos hoje.

Cadê o URBAN DANCE SQUAD!!!