domingo, dezembro 23, 2007

R.E.M. - Murmur


Muito já falei sobre o início do rock underground oitentista dos Estados Unidos, e muito já foi postado, como Sonic Youth, Minutemen, Meat Puppets, Hüsker Dü, Replacements entre outros, porém senti a falta de um dos grandes nomes, não só dessa época, mas de todos os tempos, uma banda com um nome tão pequeno e uma importância enorme.
Início do ano de 1980, quatro amigos de Athens, Georgia, estavam na faculdade e descobriram um gosto comum pelas bandas deram os moldes para tudo que viria após eles: Velvet Underground, Television e Patti Smith, e assim surgia o R.E.M. Com apenas um EP no mercado que já emplacava em algumas colleges radios, a banda fez um dos maiores arregaços em termos de disco de estréia, Murmur, em 83, um clássico absoluto de uma das maiores banda do estilo que os EUA tinha a oferecer.
A mistura perfeita entre o Folk Rock, com Post-Punk e um um pouco de rock garageiro, com flerte no pop setentista, mais ou menos como os Smiths faziam, porém com muita melodia e um certa meláncolia, pode definir a era pré Warner da banda, e mostra que a banda fazia música de primeira antes de entrar na fase baladeira, qual ficaram conhecidos por boa parte do globo terrestre, como no disco Out Of Time, que nosso ex-parceiro Danilo postou, com uma porrada de hits, estouraram de vez no explosão dos anos 90.
Murmur sôa como se tivesse surgido do nada, e não tivesse nenhuma ligação com o passado, com o presente ou futuro, e essa atmosfera misteriosa que é o segredo do álbum, pois a banda fez outros ótimos álbuns, tão bom quanto este, mas em nenhum, conseguiu fazer sôar como este.
Se tu ainda tem aquela velha idéia sobre o R.E.M chegou a hora de mudar isso, clica na capa e tire tuas conclusões. Cláaaasico absoluto.

2 comentários:

Anônimo disse...

VOLTEI !!! :) auahauha

eu queria saber a quantas andas o cd do Downface, se termino, ou ta parado nos 60%, eu achei no emule tb, mas n consigo baxa nem a pau. Se vcs ja tiverem ouvido o cd e caso acharam muito fraco [pq pelo q eu ouvi no site,ta bem mal gravado mesmo,por ser uma banda que ainda ta começando],postem em outro lugar tipo uma comunidade do orkut ou deixem um link do rapidshare aqui nos comentarios mesmo


obrigado

Ps:eu andei pesquisando e eu acho q eles ja tem 2 cds ja, CONFIDENCE e WITHIN (achei a capa desse cd)

Anônimo disse...

Aproveitando o espaço, eu queria fazer tb uma sugestão, pra vcs postarem algum cd de uma banda chamada GUANO APES (eu tenho tudo ja) seria legal, é uma banda um poco desconhecida porém eles fazem um som animal,acho que as pessoas que visitam o blog iriam gostar dessa banda

valeu aeee