domingo, outubro 14, 2007

Meat Puppets - Mirage


Como pode uma banda mudar tão drasticamente? Os Puppets surgiram no início dos anos 80 como tantas outras bandas de punk-rock nos EUA e ao longo da década foram adicionando novos elementos e moldando o som, saindo daquele som reto e rápido, para o uso de elementos da música Country, Folk e Piscodelica. Inúmeras foram as bandas que começaram da mesma maneira, mas durante sua existência, cada uma caminhou para um lado, formando assim o circuito underground e bandas de rock alternativo americano, ao meu ver, uma das épocas mais frutíferas dessas bandas. (Leia-se Hüsker Dü, Replacements, Minutemen, R.E.M. entre outras)
Os Puppets há tempos tem sindo uma das minhas preferidas, desde que eu escutei o segundo disco da banda, uma mistura perfeita entre Punk-Rock com Country Rock, que acabou sendo chamado de CowPunk, quanto babaquice. Entre lançamentos de EPs, exeperimentações, turnês através dos EUA, eis que no início 87 eles lançam Mirage, o quarto disco da banda. Como a capa já nos dá uma idéia, esse é com certeza o trabalho deles mais baseado na psicodelia e experimentação, usando sintetizadores para adicionar uma textura diferente no som junto com uma bateria perfeita, parece até ser bateria de teclado.
Esse disco é um dos preferidos, junto com o quinto disco da banda, o Huevos, que foi lançado no mesmo ano. O início desse disco para mim que é marcante, com a faixa-título de abertura seguindo por "Quit It", faz arrepiar os cabelos do meu braço. Tem também o groove de "Get On Down", a melódica e de ótima refrão "Leaves", a country rock "Confunsion Fog" e "Liquified" fechando o disco, uma música com guitarras sujas num punk-rock maluco com o vocal do irmão Curt Kirkwood mais desafinado do que nunca, mostrando de onde algumas bandas Grunges tiraram suas influências.
Álbum de quando a banda estava no seu auge, musicalmente falando, pois acho que grana os caras nunca ganharam muito, grande parte da discografia foi lançado pela SST, selo independente, e quando conseguiram contrato com major, fizeram alguns discos meia boca e se acabaram se separando, resultando numa reunião esse ano com direito a cd, chamado de Rise To Your Knees, que sinceramente, não agradou muito. Pra curtir Mirage, clica na capa e faz o download.

Nenhum comentário: