sexta-feira, outubro 12, 2007

Saint Vitus - Born Too Late

Formado em 79, no ensolarado sul da Califórnia, o Saint Vitus surgiu para fazer um som bem diferente que a mulecada andava fazendo naquela época e algo bem inusitado e que eu acho até engraçado: Fazer Doom Metal na Califórnia.
A banda começou com o nome de Tyrant, mas logo mudaram o nome para Saint Vitus, vindo da música "Saint Vitus Dance", do Vol. 4 do Black Sabbath, que ao lado do Pentagram eram a grande influência para o som da banda. A banda consistia em 4 membros, guitarrista Dave Chandler, baterista Armando Acosta, baterista Mark Adams e o vocalista Scott Reagers, amigos de longo data e a grande admiração pelo Heavy Metal setentista como fator comum, que foi o motivo para a formação da banda.
Só em 84 eles conseguiram lançar o seu primeiro disco, auto intitulado, pelo selo Californiano SST, que é sinônimo de boas bandas. Porém a banda nunca conseguiu grande reconhecimento, e isto vale até os dias de hoje, na época os caras mal conseguiam tocar nos EUA, normalmente para platéias de 30-50 pessoas. Em 87, como forma de tentar reverter essa situação, a banda mudou de vocalista, outro Scott, Scott "Wino"Weinrich, que era frontman do Obsesed (banda do mesmo nível e estilo do Saint Vitus). Neste ano eles lançaram o disco Born Too Late, considerado o melhor trabalho dos Californianos.
O som da banda é fundamentado principalmente no Sabbath, riffs ultra demorados e densos, que nunca quebram para uma arrancada de ritmo, cada acorde é uma martelada e as músicas parecem que não irão acabar nunca, não por serem compridas, mas por serem executadas, com muita força e bem lentamente, soando como uma nostalgia setentista. O som também é marcado por solos sem muito sentido e um vocal forte que certas vezes até se assemelha com o do Ozzy. Mas nem só de Sabbath que a banda vivia, neste disco há um cover de "Thirsty And Miserable", do Black Flag, talvez a banda mais importante para o Hardcore Americana, que também tinha grande influência do Sabbath, e claro, era a banda do dono da gravadora.
O nome do disco passa exatamente essa idéia, uma banda que está na época "errada", que todos olham para eles de maneira estranha, pois eles iam na contramão de tudo aquilo que se fazia na época. Mas justamente aqueles que riam, eram aqueles tinham noção de onde a banda chegaria: Lugar algum. Porém, eles nunca imaginariam que o som deles iria ser usado como base para novas bandas e tido como ídolos para alguns. O som da banda se assemelha muito com o do Melvins, porém sem tanto experimentação, e junto com eles foram o alicerce para o Grunge e Stoner Rock, dois estilos que costumam beber muito da água do Doom Metal, de melodias pesadas e melancólicas (aka L7, Monster Magnet, Kyuss, Nirvana).
Como é de esperar, se tu gosta de Sabbath, é bem provável que irá pirar no som dos caras, pra conferir é só clicar na capa.

Nenhum comentário: