sexta-feira, abril 27, 2007

Exodus - Bonded By Blood


Formada em 1982, em San Francisco, Califórnia, por 5 cabeças, entretanto apenas 3 delas são mundialmente conhecidas. Quem são? Kirk Hammett, que no ano seguinte debandou para o Metallica; Gary Holt, um dos melhores guitarristas de metal de todos os tempos e Paul Baloff (R.I.P.), vocalista que tinha muito carisma com os fãs e uma das vozes mais raras e agressivas já escutadas no mundo da música. Não que os outros membros não eram competentes, mas realmente não há porque ficar falando deles, tanto que foram substituídos antes do primeiro álbum e devemos levar em consideração que Bonded By Blood é um clássico absoluto do thrash com muitas coisas boas a serem ditas a seu respeito.
Mesmo sendo uma banda de alto nível e sempre lançando álbuns que vão de "bom" a "ótimo", nunca conseguiram o mesmo reconhecimento de nomes como o Megadeth, e digo que isso é um absurdo, a meu ver. Mas o nosso blog pode mudar isso, né? Vocês tem a oportunidade de conhecer o som dos caras e tirarem as próprias conclusões sobre se eles são ou não melhores que muita banda renomada.
Não tenho certeza quanto a data de lançamento, mas creio que foi no final de 1984 ou começo de 1985. Independente disso, continua soando violento e original até os dias de hoje. Músicas como "A Lesson In Violence" e "Piranha" te mostram todo o poder do Exodus, e eu nem precisava falar mais nada, mas, mesmo assim, quero falar mais sobre esse álbum, pois não ficaria satisfeito em resenhá-lo sem dar alguns outros destaques que são merecidos.
A pancadaria começa com a faixa título, esse som é caracterizado pelos riffs e solos de guitarra bem típicos de Gary Holt, um refrão agressivo em coro e os vocais agudos e ao mesmo tempo rasgados de Paul Baloff. Na seqüência, "Exodus" aparece com um riff de introdução matador, e depois os demais instrumentos entram numa velocidade muito empolgante. Esse riff é repetido inúmeras vezes, e novamente Paul Baloff manda uma linha vocal bem ao seu estilo, juntamente com alguns coros em algumas partes. Os solos, puta que pariu, são excelentes! Cada um dos guitarristas manda um, os dois de nível. "A Lesson In Violence" é uma das mais rápidas do disco, muito bem composta e trabalhada. O modo como Paul canta dizendo que "vai lhe ensinar uma lição na violência" é cheio de feeling, pura agressão mesmo! >:D Eu canto em bandas já fazem uns 3 anos, e afirmo a vocês: Mandar uns vocais assim é extremamente difícil. Mesmo quem tem a voz aguda (não é meu caso, mas...) sente dificuldade para fazê-la soar rasgada e agressiva ao mesmo tempo, tanto que se você escutar um metal melódico à la Stratovarius vai perceber que o lance é totalmente "inofensivo". E o que falar de um dos hinos do metal? A música "Metal Command" tem a letra que representa fielmente os headbangers da época, a instrumental mais empolgante do disco e o refrão mais chiclé, aquele que te obriga a gritar junto "METAAAALL COMMAAAAND!"! "Piranha" já começa rasgando tudo com uma intro de bateria e uns riffs muito bons de guitarra. O solo de Gary Holt é fenomenal, o cara realmente é bom naquilo que se propõe a fazer. As outras músicas seguem a mesma linha de violência, fazendo esse disco ser o melhor deles (na minha opinião, claro) sem nenhuma faixa ruim!
Bom, agora vou lhes falar sobre algo que, creio eu, deve ser exclusividade do nosso blog. Lembram quando eu disse no post do D.R.I. sobre o Combat Tour, de 1985? Então, foi um evento com shows do Slayer, Exodus e Venom. Eu tenho esse show em vídeo, e usei um programa para extrair o áudio e transformá-lo em mp3. Essas músicas só existem em vídeo, nenhuma está registrada em CD ou vinil oficial. Como esse aqui é o post do Exodus, coloquei de bônus duas faixas do Combat Tour, "Piranha" e "Metal Command" (clique no link para assistir), para vocês verem como a banda era excelente ao-vivo. Infelizmente, Paul Ballof foi substituído e o único material ao-vivo com ele é essa apresentação do Combat Tour.
Como todos devem saber, devido ao ano, a gravação não é das melhores se comparada ao que existe hoje em dia. Por isso, saiba que isso tudo que eu falei deve ser analisado com ouvidos dos anos 80. ;)
Download da pérola: Aqui.

2 comentários:

Shakur disse...

quebrado

zé disse...

link corrompido