quinta-feira, abril 05, 2007

Samhaim - Initium

Garanto que todo mundo curta punk-rock, conheçe uma das bandas mais geniais e importantes para o gênero, o Misfits. Com um som rápido, letras macabras e um estilo Dark de ser, conquistaram fãs de todo o mundo, desde punks até headbangers, porém em 83, o vocalista original largou a banda e ali acabava o Misfits "de verdade". Glenn Danzig estava procurando algo a mais que o Misfits, e como ja tinha o Samhain como um projeto paralelo, virou seu trabalho principal e em 84 lançaram seu primeiro disco, chamado Initium, algo como "Começo" em português, mas que em latim fica bem mais macabro do que "Beginig".
Samhain (Pronunciado "Sow-Win" por Glenn nas músicas, mas chamado por "Sãm-Hane" pela simplicadade) é o nome da virada do ano Celta, que influenciou o atual Halloween, um dos temas prediletos de Danzig, pois foi o principal letrista do Misfits, e de suas outras bandas. No início o Samhain foi acusado de fazer um som igual do Misfits, porém um pouco mais lento e que Danzig não conseguiria se desprender do trabalho de sua banda anterior. E de fato, é mais ou menos isso que acontece com esse primeiro disco, é um som um pouco mais pesado e mais lento, agradando muitos fãs Hardline do Misfits, pois o trabalho que a banda fez após esse disco foi mudando radicalmente. É a estória que eu contei no post do primeiro disco do Danzig. Rick Rubin, aquele famoso produtor que dispensa comentários, descobriu o Samhain e resolveu contratar eles pro selo Def Jam, mas para isso mudaram o nome, de Samhain para Danzig e o som se tranformou naquele Heavy Hard Horror Punk, que eu particularmente, acho bem legal.
A produção do disco ficou por conta de Danzig mesmo, e como dito antes, não foi muito além da sonoridade do Misfits, então prepare-se, pois a qualidade é bem parecida com a do último disco Earth A.D. (Detalhe que duas músicas desse disco tinham sida escritas por Gleen para o Samhain, mas acabaram parando nesse disco: "Death Comes Ripping" e "Bloodfeast"). Além disso, Danzig faz os vocais (Lógico) e guitarra. O disco ainda contou com gravações do guitarrista Lyle Preslar, que tocava no Minor Threat e o baixista Al Pike, do Reagan Youth. Se ficou afim de conferir esse disco, clica na capa e faz o download.

2 comentários:

Anônimo disse...

Baixei o albúm, é muito bom, só que parece que tá incompleto, pois as faixas tão marcadas como se fossem da faixa 18 à 26.

Unknown disse...

São 9 faixas, tá certo, é só renomear:

Tracklist:

1. Intium/Samhain
2. Black Dream
3. All Murder, All Guts, All Fun
4. Macabre
5. He-Who-Cannot-Be-Named
6. Horror Biz
7. The Shift
8. The Howl
9. Archangel