terça-feira, maio 15, 2007

Stone Temple Pilots - Purple

Até hoje eu acho incrível como uma banda pode ter um impacto tão grande na vida de uma pessoa, mais ainda quando se trata de uma geração, que é exatamente o caso do Black Flag. Bom, tenta aí escrever Black Flag ali no canto superior esquerda da página, pra ver a imensidão de posts que aparecerão, na maioria das vezes, são bandas com influências deles ou algo do gênero, pois até hoje, só postei duas vezes álbuns deles, apenas em datas importantes. Tá, até aqui tudo bem, mas que diabos o Black Flag tem há ver com um cd do Stone Temple Pilots?
Pra quem conheçe o som da do STP, de cara vai dizer "Nada", mas calma aí, você sabe como a banda surgiu? É, estava lá: Scott Weilland (Esse mesmo, vocalista do Velvet Revolver) e Robert DeLeo, dois desconheçidos num show no ano de 87 do Black Flag em San Diego, que de algum jeito entraram numa discussão e acabaram descobrindo uma afinidade: A música e resolveram formar uma banda, que misturasse Punk Rock e Hard Rock. Vendo o potêncial que a banda tinha e que poderia ter, arrumaram um baterista e em seguida, a banda ficou completa com a entrada do outro irmão DeLeo, Dean, na guitarra.
Após várias mudanças de nome, por parte do manager e da gravadora, a banda se firmou como Stone Temple Pilots, e só para avacalhar, lançaram de cara o disco Core, um dos grandes discos dos anos 90, amados pelo público, odiado pela crítica. Eram taxados como Grunge, porém assim como o L7, eles não eram de Seattle, eram da Califórnia, mas não que tenha algo a ver, pois o som, e a voz principalmente, lembram muito o Pearl Jam, pegaram o rastro do Nirvana e fizeram ótimos discos durante a primeira metade da década passada, como este disco aí que tu tá lendo nessa resenha tosca e mal feita: Purple.
Purple é o segundo disco desse Californianos, lançado no amo de 1994 e traz mais um disco recheado de hits e músicas viciantes e ótimas melodias. "Vasoline", "Interstate Love Song" e "Big Empty" são músicas que precisam estar em qualquer lista de músicas da década passada, apesar de serem "pops", são músicas ótimas, de melodia que gruda na cabeça e que cê passa o dia cantarolando. Mas além dos hits do cd, tem outras ótimas composições, como é o caso da faixa de abertura "Meatplow" ou "Lounge Fly", que alternam entre o ritmo rápido com passagens mais lentas, com ótima instrumentação e um vocal invejável. Isso é STP, se ficou afim de conferir, é só clicar na capa.

7 comentários:

Anônimo disse...

adoro STP eh uma das minha bandas preferidas

mas aproveitando linha do post sera se naum rolava o acustico deles, ou do pearl jam ou do nirvana

Anônimo disse...

O melhor de cd do STP obrigado pelo post.

Anônimo disse...

SE DER COLOCA AÍ UM CD DO MUDHONEY

Lio disse...

Muito tempo que naum ouço esse disco... putz... massa vo baixar!!!

Anônimo disse...

Sem dúvida, o melhor álbum do STP.
Do inicio ao fim, ótimas canções.
Gosto muito das lado B como army ants ou Still remains.

Aproveito ainda para parabenizá-lo pelas ótimas resenhas dos posts.
Todas impecáveis.

Agoro serei assiduo visitante e quem sabe contribuir com algum material.

Você já ouviu Dark New Day ????

Abs,

Anônimo disse...

Falando ainda em STP, você já ouviu os outakes deles ???
Se ainda não, corra rápido para ver o que eles fizeram.

No site do www.belowempty.com tem as 5 músicas completas.

Abs.

Kanyah Shanah disse...

STONE PEMPLE PILOTS E SIMPLESMENTE A MELHOR BANDA DOS ANOS 90...JUNTO COM O NIRVANA É CLARO...O MUDHONEY,O PEARL JAM,JANE'S ADDICTION,BLACK CROWES...