quinta-feira, junho 14, 2007

Mudhoney - Every Good Boy Deserves Fudge

Não faz muito tempo desde a último vez que eu postei um disco do Mudhoney, mas eu lembro que houve pedido de mais algum disco deles, e também pelo simples fato desse disco ser muito bom, e de ter despertado minha vontade de compartilhá-lo por aqui.
O último disco, e o primeiro deles, tanto no blog, quanto na discografia, é o clássico do Grunge, Bigmuff Superfuzz é um puto discão, com as músicas que definiram o som sujo e despretencioso de Seattle. Nesse época a banda era o principal contratado do selo SubPop (Até surgir Kurt e cia com Nevermind), e conquistaram grandes fãs, inclusive o pessoal do Sonic Youth (Com quem tem um split), e isso fez com que eles chamassem a banda pra uma turnê, e assim ia se formando a cena underground-independente-alternativa, que estava caminhando do anonimato para o mainstream. Em 1989, lançaram o segundo disco, auto intitulado, que foi dando mais espaço pro grupo no mercado e tal. Dois anos depois, a banda, já com bastante reconheçimento, ficou na dúvida: "Continuar na independência ou cair fora e se dar bem em uma major?". Pois então, a banda reolveu continuar na SubPop e lançar o último disco por lá. E aí que começa a parte interessante, Every Good Boy Deserves Fudge (O título se refere a uma Mnemónica das notas musicais E-G-B-D-F, aqueles lance que todo mundo usava pra decorar fórmulas de física e tal), considerado por muitos, o ápice da carreira da banda, o trabalho mais afude que a banda já fez, combinando a sujeira e tosquice do início, aquela vontade de tocar com um despretensão, com alguns elementos a mais, como técnica, criatividade e um pouco de experimentação. Há várias músicas que têm gaita de boca, ritmos mais devagar, mais rock'n'roll, sons que quebram tudo.
Apesar da capa bonitinha, muito alegre, parecendo coisa de criançinha, as letras mostram o contrário, o lance bem mais adulto, basicamente sobre: Sexo, Drogas & Rock'n'Roll, clichê, mas que aqui rola muito bem. Interessante também, que o guitarrista Steve Turner disse que esse álbum é o seu preferido de toda a carreira. Claro, vendo que depois que a "moda Grunge" acabou, a banda perdeu o ritmo e não conseguiu mais lançar material tão bom quanto de início de carreira, como por exemplo, esse último disco aí que eles lançaram, ano passado, pra mim, foi meio que uma maneira dos tiozão tirar uma grana, por que o cd é muito meia boca. Ah, alguém aí foi nos shows deles que tiveram aí esses dias? quero saber como foi. E antes de acabar, pra baixar, clica aí na capa, guri.

5 comentários:

Anônimo disse...

pô num tem nada a ver com o album, mas vcs poderiam postar de volta aquele cd spy vs spy q ja faz um tempao q foi postado e o link num ta funcionando....
vai faz esse favorzao aí....
spy eh muito fodah...
vlww...

Felipe Eugênio disse...

E ae cara, já ta no ar novamente o the best of do spy. Falou!

Anônimo disse...

eu fui
no porao do rock em bsb
divertido

Anônimo disse...

vlww !!!!!

Anônimo disse...

QUE TAL O IN UTERO DO NIRVANA