segunda-feira, julho 30, 2007

Iggy Pop - The Idiot

A última vez que eu postei Iggy Pop, o início foi mais ou menos assim: "Primeiramente a dúvida era: "Postar Lust For Life ou The Idiot?". Na ocasião, o escolhido tinha sido Lust For Life, e como passou-se o tempo, já deu tempo de baixar a poeira, de vocês baixarem, resolvi postar The Idiot hoje, pois já estou a semanas escutando esse disco e ainda não consegui enjoar.
Após o segundo resgate do soldado Pop, realizado por Bowie, os dois entraram em estúdio em Berlim, e lá fizeram essas duas obras memoráveis, e The Idiot foi o primeiro álbum dos dois, que saíram em no mesmo ano, de 1977, então normalmente quando se fala de um disco, é inevitável que se cite o outro e que se faça comparações.
Ao contrário de Lust For Life, que era mais guiado pelo Rock mais alegre e enérgico, este aqui ficou muito mais influenciado pelo trabalho de Bowie, com mais experimentações, nada ha ver com o proto punk intenso dos Stooges. Até hoje não consigo uma definição para este álbum e de tanto pensar, acho que acabei decidindo que não precisa, pois ele soa completamente único aos meus ouvidos, no final das contas.
São músicas que flertam com o início da música eletrônica, com efeitos sonoros, um som as vezes meio gótico, meio pós-punk, talvez um dos primórdiso do rock industrial. Também a presença de teclados que dão um toque a mais, que faz com as músicas carreguem uma atmosfera pesada, meio deprê e os vocais rasgados de Iggy e as guitarras cortantes foram trocados por melodias mais lentas e arrastadas. A colaboração não se limitou apenas às músicas, Bowie também escreveu e Pop também fez melodias, ao contrário do que muitos pensam.
Esse disco foi influência indispensável para bandas como Depeche Mode, Nine Inch Nails e Joy Division e também ficou muito conheçido, quando Ian Curtis, vocalista do Joy Division foi encontrado enforcado enquanto o disco ainda tocava. "Sister Midnight", "Nightclubbing" e "China Girl" fazem desse disco mais um clássico. Clique na capa e escute.

Um comentário:

Nando Feijoo disse...

ebaaaaa.....
eu lembro dessa sua duvida, eu baixei o Lust for Life e te pedi que upasse o The Idiot também, na época.
obrigado por atender.
grande abraço !!!