quarta-feira, julho 04, 2007

Planet Hemp - A Invasão Do Sagaz Homem Fumaça


O Planet Hemp é aquela banda que todo mundo já deve ter escutado sobre, pois é uma das mais polêmicas do Brasil!
Sempre abordando temas fortes como a liberação da maconha, política e corrupção, violência policial, sistema, vida na favela, etc; A banda foi formada em 1993 por D2 e Skunk (que viera a falecer mais tarde dando lugar a B Negão), quando D2 caminhava pela rua com uma camiseta dos Dead Kennedys e foi abordado por Skunk, que vendia camisetas de bandas também. A partir daí, a amizade foi crescendo e os dois decidiram que queriam ser músicos, apesar de não saberem tocar qualquer instrumento. A eles se juntaram Rafael, Formigão e Bacalhau, que sabiam tocar algo e tava feita a banca. Não demorou muito para que criassem alguns sons próprios e saíssem fazendo shows e loucuras por aí. Desde o começo, a banda sempre seguiu a postura descrita acima, e o instrumental era uma fusão de rock psicodélico com vocais rap. No palco, sempre rolava muuuuiiita fumaça e a galera acabava criando muito tumulto, fatos que resultaram na prisão de alguns membros em alguns casos.
Muitos shows foram realizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Invasão Do Sagaz Homem Fumaça, lançado em 2001, é o terceiro disco da carreira do grupo e, sem dúvidas, o mais versátil e inteligente de todos. Logo na primeira faixa, D2 manda um recado àqueles que tentaram o censurar, e o mais legal de tudo é que eles colocaram alguns trechos verídicos de rádios comentando sobre a prisão do grupo, algo que colocou em questão a tão falada "Liberdade de Expressão". É nesse álbum que você pode conferir outros grandes hits da banda como "Contexto" (a letra é um tapa na cara de abrir os olhos para o verdadeiro Brasil em que vivemos), "Quem tem seda?" (Dispensa comentários) e "Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga" (Essa aí chega perto do total de estilos abordado pela grupo).
Como já dá para imaginar, o som vai muito mais além do rap e do rock. MPB, Bossa nova, eletrônico, punk, reggae e vai... vai... vai longe a criatividade dos caras para saber juntar estilos.
Dividiram o palco com monstros gringos como os Beastie Boys e Cypress Hill, bem como com bandas nacionais que, na época, eram boas também; Raimundos é um exemplo.
Após lançar um acústico Mtv, a banda acabou devido a conflitos internos, sem esquecer, é claro, dos projetos solos de Marcelo D2 que, a meu ver, não têm nada de interessante.
Baixe clicando aqui, pois os cãos ladram mas a caravana não pára! Uma ótima dica para quem curte (e não curte também) som nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cd muito bom! Planet era muito foda, puta banda brasuca.

R.I.P. D2