terça-feira, agosto 14, 2007

Janis Joplin - At Woodstock


Janis Joplin foi uma das primeiras mulheres a cantar com uma voz extremamente agressiva! Não consegui achar outra maneira de começar o post, pois, quando se escuta Janis Joplin, a impressão é bem essa. Porra, essa é mais uma pessoa que teve uma morte muito prematura, pois renderia mais ótimos frutos caso vivesse mais alguns anos. Cara, por mais que você ache sem nexo (ou com pouco), eu acho que a Janis influencia essa mulherada que grita pra caralho hoje em dia em bandas como Walls of Jericho e Bloodlined Calligraphy! >:D
Extremamente famosa por sua participação no festival imortal de Woodstock, em 1969, Janis virou um nome imortal do blues, e não só por isso, pois tinha a voz já citada e várias de suas músicas são memoráveis, como, por exemplo, "Me and Bobby McGee". Não é minha preferida dela, nem é uma que eu gosto tanto, mas, quando o assunto é Janis, todos falam desse som.
Começou a cantar na universidade, junto com alguns colegas, por influência dos artistas que cresceu escutando. Janis era radical, vivia de maneira largada, consumia muitas drogas. Após se mudar do Texas a San Francisco, seu vício aumentou.
Cantou com diversas bandas, nenhuma durou muito tempo, mas a maioria deixou, no mínimo, um álbum de lembrança. Esse aqui, como pode ser percebido, foi gravado no festival de Woodstock, porém só foi lançado décadas depois.
Morreu de overdose de heroína, aos 27 anos. :´(
Download.

2 comentários:

Marcelo Tanaka disse...

pow o ficheiro foi retirado!
ficaria grato se vocês upassem novamente! este blog foi a melhor coisa que me indicaram! pois além de cubrir vários dos estilos musicais que gosto, acompanha uma resenha que me ajuda na hora de baixar algo novo!

boa sorte ae rapaziada!

APC disse...

Hello there!
Há já uns tempos que penso em criar uma edição sobre o movimento hippie (ou, se a a falta de tempo se impuser, apenas sobre "O" Woodstock), e gostava de o ilustrar com uma das canções de Joplin que adoro: "Piece of my heart". No entanto, apesar de várias buscas que venho fazendo no sentido de obter o alinhamento completo do Festival, continuo sem saber se esse terá sido um dos temas cantados por ela então. Tens ideia? Já pensei que este vídeo fosse a prova de que sim, mas fico na dúvida, já que a sua indumentária parece não corresponder com a de outros registos que tenho da mesma ocasião.
Obrigada e um abraço.