sábado, dezembro 29, 2007

Ciccone Youth - The Whitey Album


Ciccone Youth foi um projeto que começou em 86, com os membros da banda Sonic Youth, mais o baixista Mike Watt, figura que tocou nas bandas Minutemen e fIREHOSE, e ultimamente estava tocando junto com o ressucitado Stooges. Sonic Youth, banda símbolo do rock alternativo americano e Mike Watt, uma lenda da música punk, a junção desses dois não poderia der em algum muito "certo", exato, é puro experimentalismo.
The Whitey Album a princípio, era um projeto para um disco totalmente cover do Álbum Branco, dos Beatles, mas acabou se tornando um homenagem mais pop ainda, um apanhado ao pop oitentista, principalmente ao ícone da década, a blondie Madonna!
O álbum, que foi lançado em 88, encorpora as 3 primeiras músicas que o projeto fez: "Into The Groove(y)" (um cover totalmente transmutado, com colagens e muita distorção, resultando na descontrução da música "Into The Groove", da loira, simplesmente genial!), "Burning Up" (outro cover da loira, agora cantado por Mike Watt, e guitarras por Greg Ginn do Black Flag, numa qualidade totalmente Lo-Fi) e "Tuff Titty Rap", fazendo com que um rap se torne experimental.
No total são 17 faixas, que foge da sonoridade Noise do quarteto nova iorquino, e entra de cabeça no experimentalismo total, brincando com alguns elementos eletrônicos, como algumas batidas e samples, há várias maneiras de releituras, que acaba se tornando um álbum díficil de se escutar à primeiro plano, mas que acaba revelando um álbum rico na variedades de sons, um conselho é escutá-lo bem alto e com fones de ouvido, prestando a atenção à cada segundo desta viagem musical.
O que era para ser um disco apenas cover de Beatles, acabou virando um projetos extremamente ousado, que alterna entre músicas de batidas inesperadas e átipicas, e covers de pop music dançante, que ganharam versões ciborgues, como por exemplo "Addicted To Love" do Roberto Palmer, onde a voz do cantor divide espaço com a voz Kim Gordon, num contraste grotesco, mas que dá vontade até de dançar!
Ciccone Youth, apesar de semelhança com o nome Sonic Youth, não deve ser considerado parte da discografia do SY, pois trata-se de um projeto paraleo à banda, porém acontece freqüentemente. Quanto ao nome, é uma brincadeira do grupo, trocando o Sonic, pelo o sobrenome da loira, Ciccone. E como se não fosse o bastante, a capa leva também a imagem da moça, é mole?
Pra finalizar, o que eu posso te dizer é o seguinte; Se tu gosta do som do Sonic Youth ou de sons que fujam da mesmice, essa é uma ótima pedida, mas se você é daqueles que tem ouvidos à moda tradicional, é melhor nem tentar, pra não se decepcionar. Agora, pra baixar, basta clicar na pinta àcima dos lábios da dona Madonna.

5 comentários:

Mute disse...

boa
nao tinha ouvido falar desse projeto até um amigo meu postar no nosso blog esse mesmo album, é MUITO foda
bom post

Anônimo disse...

Legal !!!
Ainda Nao Tinha Ouvido Falar Deste Projeto Dos Caras Do SY E Do Mike Watt, Mas Ja To Baixando O Disco, Mas Se Ele For Como Os Outros Discos Do SY Deve Ser Bom Pra Carai!!!!!
Vlew!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Kra muito obrigado...
ta muito massa os cds postados, salvo o meu final de semana

abraços

Anônimo disse...

ae cara, estive visitando teu blog - que fazia um tempao que eu n vinha por aki - e continua muito bom. Com o melhor do rock! encontrei coisas boas - pelo menos pra mim, rs- como Slayer e volta do badongo."?", sim esse sitio na funcionava havia algum tempo...Então, parabens! Obrigado e ate uma proxima vez. e bjos pra torcida.

Anônimo disse...

Pessoal do Fukt, feliz 2008!!!
Este site já me fez grandes surpresas... quero um grande favor... e acho que vc's tem certos poderes de conseguir!!! Procuro o cd do Baby Gopal. por favor, postem este cd!!! Agradeço de coração!
Um graaaaaande abraço!