quinta-feira, janeiro 10, 2008

Smashing Pumpkins - Gish


Que o Smashing Pumpkins é uma das maiores bandas de rock alternativo de todos os tempos não é novidade pra ninguém, então não necessita nenhuma apresentação, pois a maioria deve saber quem são.
Ano passado ganharam bastante notoriedade novamente, após o lançamento de um álbum de inéditas, Zeitgeist, com metade da formação original e apresentação em grandes eventos, como Live Earth, e muita gente desceu o sarrafo no disco, de modo injusto, pois estavam querendo comparar o disco com os clássicos Siamese Dreams e Mellon Collie and The Infinite Sadness, é como botar o Vanderlei Cordeiro de Lima brigar com o Goldberg, sem chances.
Ainda com toda essa conversa furada, eu não tentei nem comparar com eles, e muito menos são os meus preferidos. Reconheço toda a importância dos dois discos para a banda e para a música, toda a o trabalho, de composição, gravação, produção e o caralho a quatro dos ábuns, mas Gish, o primeiro disco, acho que vai ser pra sempre, o meu preferido da banda.
Pelas palavras de Billy Corgan, Gish foi um álbum que ele reconheceu que a banda foi um pouco imatura na hora da gravação e produção (junto com Butch Vig, que trabalhou com Die Kreuzen, Nirvana, Sonic Youth, entre outros) do disco, no sentido de pouca exeperiência, que poderiam ter feito coisas muito melhores, mas pára aí, na minha opinião, a graça do disco ta justamente nesse ponto, pois ele tem um peso absurdo, e como foi gravado em pouco tempo, mostra muita intensidade na música e pouco das músicas bonitinhas com violinos e melancolia.
Esse disco foi lançado poucos meses antes do Nevermind, e era uma prova do que alt rock era capaz, mas ao invés de ser uma banda punk como o Nirvana, os Pumpkins investiam muito mais no rock arena, com altas doses de riffs matadores de Corgan e Lha, numa véia mais heavy metal, assim como o baixo pesadíssimo de D'arcy e a bateria monstruosa, característica de Chamberlin. Mas pra quem conhece a banda pelo seu lado Dream Pop, melancolia miturada com psicodelia, que é uma das marcas registradas, tem pra ti também, "Windows Paine" e principalmente "Daydream", canção acústica com celos e violinos, que leva a voz de D'arcy, fazem o povo delirar.
Essa é minha opinião e cada um tem a sua, se tu não conhece esse disco, baixa clicando na capa ou aqui, e tire a sua própria. Caso já tenha a tua formada, e descorda de mim, fica quieto, digo, deixe um comentário.


Ainda em tempo, gostaria de comunicar que a nova administração do blog está com uma comunidade no orkut do Fukt, pode acessar por aqui. Com o mesmo propósito do grupo no last.fm, a comunidade é para trocar opiniões, sugestões e dúvidas. um Muito Obrigado à todos.

2 comentários:

Mute disse...

nao podia deixar esse post sem um comentario, gish esta junto de siamese dreams pra mim, so perdem pro mellon collie
e fico feliz de ver que tem gente que acredita que o zeitgeist é um album injustiçado pelos fanboys, curto muito ele
valeu

Anônimo disse...

Gish é maravilhoso!!!!! Foi o cd dos pumpkins que mais demorou pra eu curtir
Mas depois que curti não desaprendi mais! Ao contrario do machina hehe
ADORO!