segunda-feira, abril 07, 2008

Circle Of Dust - Disengage


Durante uma carreira não muito longa, o Circle Of Dust nos presentou com vários materiais, desde remixes a álbuns longos, transitando pelo metal e terminando no rock, sempre mixado ao eletrônico industrial. Sem dúvida alguma, foi uma das melhores bandas da dark/coldwave dos anos 90, sendo também, curiosamente, uma banda cristã - apesar de não haver nada de pregação explícita, muito menos algo que lembre música de igreja.
Disengage, lançado em 1998, é o último álbum da "banda". Entre aspas porque, caso alguém ainda não saiba, Klayton (atual Celldweller) era o responsável por aproximadamente 90% de tudo, desde composição à produção e tudo mais.
A priori, é um ótimo álbum. Com uma hora de duração, consegue fundir o assustador à beleza; provoca de calafrios a sensações agradáveis; revive muito do que foi feito na dance music dos anos 80 e ainda consegue incorporar novos elementos, tais como vocais guturais ou sujos em ritmo de hip-hop; do comercial ao underground. Dessa maneira, pode até parecer que as transformações são bruscas, porém não são. Tudo é muito bem arranjado e colocado no seu devido espaço e hora. De fato, carece da pegada metálica presente nos álbuns anteriores, como no empolgante Brainchild. Anyway, os destaques ficam para as arrepiantes instrumentais "Thulcandra" e Parelandra", à longa, trabalhada e linda "Mesmerized" e às dançantes "Waste of Time" e "Hate Opened Wide". Francamente, todas têm algo de bom a mostrar.
O Circle Of Dust nos deixou um dos melhores legados dentro do som industrial da década passada, e o atual Celldweller promete fazer o mesmo nessa década.
Download da jóia.

Nenhum comentário: