quinta-feira, julho 17, 2008

Botch - We Are The Romans


Se até um tempo atrás, ninguém sabia o que se tratava o termo "Mathmetal", hoje em dia é até "comun" o seu uso, tendo em vista que o nosso blog usa, seguidamente. Pois bem, o Botch é uma banda classificada dessa maneira, mas surgiu muito antes de alguém pensar em Math - Core ou Metal.
Vindos da costa Oeste dos Estados Unidos (Tacoma, Washington), formaram a banda alí pelo início dos anos 90, tentando fugir da música que predominava o local, e até conseguir lançar o primeiro disco, foi longe. Pra conseguir lançar um disco decentemente, tiveram que ir até a outra costa, em Boston, onde lançaram o segundo disco, American Nervoso, pelo selo de Aaron Turner, Hydra Head (na época, um selo recém nascido, mas que tinha interesse em artistas desse "gênero"). Isso em 98 já.
Foi um cd bom, mostrando a técnica, dentro das quebras de ritmo e a intesidade hardcore, fazendo muito barulho, na época, Noisecore. Não desmerecendo aquele disco, mas em comparação com We Are The Romans, não faz nem cócegas. Nessa época, já existiam outras bandas do gênero, até mais antigas, como o Converge, e outras de mesma idade, Coalesce e Cave In, mas nenhuma delas conseguiu fazer um disco com tanta maestria como este terceiro do Botch, verdadeiramente, uma jóia, escondida nas profundezas do underground da música pesada.
We Are The Romans é uma amostra do que seria desta data pra frente, o Hardcore Metálico (Metalcore?), dos andamentos quebrados e complexos, guitarras desenfreadas e baixos graves e distorcidos, aliados a uma bateria raivosa e barulhenta, e um vocal gritadaço, caos total, o que hoje parece até algo comum, 10 anos atrás não era bem assim.
Por não ter medo em inovar e experimentar, o Botch virou uma daquelas bandas com status de cult, dentro da música pesada, por todo o impacto que teve. Ainda no mesmo ano, o Dillinger Escape Plan também lançava Calculating Infinity, e definiam o que seria o Mathcore (porém o DEP fazia isso bem mais rápido). Quem conseguiu escutar esses discos na época do seu lançamento teve sua vida mudada, e isso não é mentira.
Por alguma razão que eu não sei, eles acabaram em 2002, e formaram algumas bandas como o Minus The Bear, que eu gosto muito e não tem nada a ver com o Botch e o These Arms Are Snakes, Post-Hardcore mais próximo do Botch. Destaques nesse disco é quase impossível, mas quero ver tu não ficar com vontade de pegar teu monitor e tocar pela janela do quinto andar, quando escutar "C. Thomas Howell As The "Soul Man"" ou primeiros acordes de "To Our Friends In The Great White North", no volume médio, pois no volume máximo, não há ser humano que agüente. Download obrigatório.

Um comentário:

samoano disse...

Botch é foda!!! Valeu pela resenha!