quinta-feira, outubro 02, 2008

Intronaut - Prehistoricisms


Intronaut é o nome de uma das mais novas e experientes bandas do atmospheric sludge. Nova pois seus primeiros trabalhos são datados de 2006, experiente pelo fato de, até pouco tempo atrás, ter possuído um ex-membro de grandes nomes do death metal mundial, das bandas Impaled e Exhumed, o qual passou grande conhecimento aos restantes membros, além de possuírem uma quantidade bem considerável de materiais.
Prehistoricisms é o seu segundo full-lenght, sucessor do bom e bonito Void. Na introdução "Primordial Soup", a banda nos apresenta uma bela guitarra limpa, junta a sons flutuantes típicos do estilo ambient/atmospheric, dando uma leve pincelada do que é aprimorado em músicas como "The Literal Black Cloud" e "Prehistoricisms". Só que nessas e nas demais há um algo a mais, e quem conhece o estilo já deve imaginar, que são as bases de baixo e guitarra totalmente saturadas de peso e distorção, geralmente bem monotônicas, vocal agressivo e bateria lenta e socada. Uma das características que mais surpreende nesse novo álbum dos californianos, é que ousaram-se a incrementar certa velocidade alta em algumas faixas, e até um solo de bateria em "Any Port". Também seria injusto não falar da épica, tranqüilizante (na primeira parte) e super-progressiva "The Reptilian Brain", recheada de sitar e percussões no melhor clima indiano (já ouviu Ravi Shankar? Muito similar!) no início, alternando somente para um instrumental limpo, e quebrando tudo ao fim em seus quase 17 minutos de duração, fechando o disco de uma maneira totalmente inesperada!
Ao escutar Prehistoricisms diversas vezes, a conclusão a qual se chega é que a Intronaut vem de vez para conquistar seu merecido espaço dentro do estilo, ainda mais por apresentar certas inovações. É um belíssimo álbum, sem dúvida alguma o melhor já lançado por eles! Download.

Nenhum comentário: