terça-feira, março 20, 2007

As I Lay Dying - Shadows Are Security


Mais uma banda que segue na mesma linha do Atreyu, só que com mais peso e menos melodia. O As I Lay Dying já esteve aqui no blog, com o excelente Frail Words Collapse, e foi dito que a banda toca um estilo popularmente conhecido como "metalcore", mas, ao meu ver, não é isso. Vamos debater um pouco? Ah, de forma civilizada, por favor. Ontem estava conversando com um amigo meu, o Max, sobre essas bandas que se assemelham dentro deste estilo, e perguntei: "Que estilo tu considera esses caras?" Ele me respondeu: "Olha, não sei bem como explicar... Mas metalcore não é!" Por que pensamos isso? Bom, o Max toca bateria em uma banda de hardcore/metal, a Sistema de Mentiras, o cara escuta hardcore desde piá, desde aquelas bandas que o Lipe sempre posta, como Dead Kennedys, até os "new school" que eu posto à la Terror e First Blood. O hardcore não é só uma batida, o hardcore é composto por suas letras e principalmente pela atitude das bandas. É algo que, ao nosso ver, vai muito além de som, e é isso que essas bandas não têm. De metal há muito, o AILD é quase um death metal, mas existem outras influências, a principal, para mim, é uma espécie de música emotiva (Emocore, talvez). Essa fusão da brutalidade e agressividade com a emoção, os sentimentos e a melodia é o núcleo dessas bandas. O trabalho é interessante, eu gosto muito! Mas chamar de "metalcore" é ignorância. Rótulo é algo meio desnecessário mesmo, não deveria perder tempo discutindo isso, mas, de alguma forma ou de outra, ele sempre aparecerá.
Alguém concorda? Discorda? Deixem uma opinião nos comentários.
Os destaques deste disco ficam para "Empty Hearts" (que tem solo muito massa), "Through Struggle" (riffs marcantes, belo trabalho da dupla de guitarras e uma pegada muito louca na bateria) e "Repeating Yesterday" (sem dúvidas é a música mais marcante, com uma bela melodia e riffs cheios de sentimento).
No geral, um álbum muito bom, mas soa um pouco repetitivo algumas horas e não possui a mesma criatividade do anterior.
Download.

2 comentários:

Anônimo disse...

As I Lay Dyind é uma banda foda e está acima de rótulos.
Muito bom o post cara, parabéns!!!

Anônimo disse...

As I Lay Dyind poderia ser até emocore q eu iria curtir... o som desses caras eh \\\foda!!!