segunda-feira, abril 09, 2007

Atari Teenage Riot - 60 Second Wipeout


"DIIIGIIITAAAAALLL HAAARDCOOOOREEE!!!" - É o grito na intro da música que possui o mesmo nome. O Atari Teenage Riot pode ser considerado como a banda criadora e a pioneira desse estilo, também conhecido por "techno hardcore" ou "electro-noise" e mais uma variedade que tentam explicar essa loucura eletrônica fundida com o hardcore. Sim, meu caro, é isso mesmo! Hardcore com música eletrônica. Pode parecer estranho à primeira vista, e confesso que só corri atrás dessa banda por duvidar do rótulo, mas independente disso, a música que o ATR faz me agrada bastante e soa bem original! Aliás, a banda já esteve aqui com a maravilhosa coletânea Burn, Berlin, Burn! e como eu disse que se a aceitação fosse boa eles voltariam, é meu dever trazê-los denovo.
Sinceramente, creio que este trabalho pode agradar a um número maior de pessoas, a começar pelo fato de eles terem deixado de lado aquela parte mais "tosca" do trabalho que deixava o som bem punk. Eu prefiro a sujeirada de antigamente, com aquela cara bem underground e as linhas vocais totalmente punk, mas as coisas mudam e as bandas também, então não posso ficar esperando o mesmo dos caras, e nem você pode. Aqui o espaço maior fica para a e-music (nada a ver com aquelas bandinhas que seu vizinho curte no carro, se achando o fodão à base de "tuti-tuti"), mas é claro que o hardcore aparece em grande estilo. Eu disse que foi deixado um pouco de lado, mas não totalmente! ;) E as letras e postura da banda continuam totalmente hardcore, ou seja: Protesto, anarquia e contestação.
A bateria tem bastante vida, as guitarras continuam sujas, os vocais alternam entre Alec Empire e Hanin Elias (a moça) e algumas passagens soam totalmente experimentais.
Fatos curiosos: Na faixa "Ghostchase" existe uma guitarra de fundo TOTALMENTE igual a de uma música da banda escandinava de black metal Azaghal, e na faixa "No Succes" existe uma guitarra com riff IGUAL ao de "Morbid Visions", do Sepultura. Caso alguém não notou antes, eles já fizeram o mesmo em algumas músicas dos álbuns anteriores, como "Delete Yourself", por exemplo, possui um sample descarado de "God Save The Queen", dos Sex Pistols.
Agora a parte triste: Em Setembro de 2001, o membro Carl Crack sofreu uma overdose e acabou morrendo aos seus 30 anos. Assim como no caso do Led Zeppelin, a banda não se reuniu mais após isso e assim ficou declarado o fim do Atari Teenage Riot. Os outros integrantes seguiram em projetos solo, mas nenhum obteve o mesmo sucesso e importância do ATR.
Então, galera, aqui está mais um trabalho muito interessante de se conferir! Não perca tempo, pois conhecimento é cultura! Conheça o "digital hardcore" clicando aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

valew

Anônimo disse...

kra curto essa banda ah mto tempo esse cd é d+, Vlw msm !!!