sexta-feira, abril 13, 2007

Red Hot Chili Peppers - Californication


Sendo 100% honesto com vocês, digo de coração, mas de coração mesmo: Esse é o último disco bom do RHCP, e é um CD que mudou a minha vida.
Estava na terceira série e tinha 9 anos quando começou a pegar Mtv lá em casa. Bom, há 8 anos atrás era bem diferente de hoje, mas com certeza tinha muita porcaria também, basta se lembrar dos Backstreet Boys e do Hanson! Ahuehuauhaha! Porém foi nessa época que eu comecei a assistir um clipe que me agradou muito. Alguém se lembra de Otherside? Foi com esse clipe e música que conheci o Red Hot, e certo tempo depois comprei esse álbum original. Eu conhecia poucas bandas, creio que a mais pesada de todas era o Metallica, e olha que eu só conhecia o Black Album. O RHCP com certeza foi e ainda é uma banda muito importante para mim, pois músicas como "Around The World" me incentivaram a escutar e procurar por bandas mais rápidas, pesadas e "loucas". Com o passar do tempo vocês já sabem o que aconteceu, né? Com meus 12 anos conheci Iron Maiden e a partir daí não parei mais, continuo cada vez mais na procura por bandas novas de diversos estilos. O que eu acho interessante nisso tudo é que, de vez em quando, puxo esse CD original e começo a escutá-lo, fico relembrando de tudo que já aconteceu e viajo bastante, porque as músicas aqui são bem diversificadas.
Californication é um álbum que considero excelente. Pra mim, existe uma espécie de "Santa Trindade" nos cd's deles: Mother's Milk, o Pai. Blood Sugar Sex Magic, o Filho e Californication é o Espírito Santo.
Aqui tudo começa com a já citada "Around The World", música muito louca com bastante influência de funk, porém há um refrão mais reflexivo. Isso aqui foi muito explorado no decorrer do CD, pois na lindíssima "Scar Tissue" existem os "coros" de fundo cantados por John e Flea que são bem reflexivos também. Falando nela, tem 3 solos de guittarra muito lindos, um riff de guitarra muito marcante e a excelente interpretação de Anthony, seguida pela bateria alternada de Chad Smith. "Get On Top" é outro som bem funkeado, principalmente pelo riff de guitarra e a linha do baixo. Flea é sem noção, o cara domina a técnica do slap e não só isso, é completamente insano em cima dos palcos. A faixa título do álbum também é boa, e também estourou nas rádios, mas foi editada. Sim, cortaram os solos dela para tocar na rádio. Puta idiotice, mas fazer o que, né? Rádio é rádio, nada como ter o CD original. Rendeu também um videoclipe muito massa, algo totalmente inovador e que até gerou muita especulação sobre se a banda iria lançar um video-game. Todas as outras músicas são boas também, não tem NENHUMA ruim! Mas devo destacar também a linda "Road Trippin'" que é toda acústica, só à base de voz, violão e baixo acústico.
Esse CD marcou muito pela volta da formação clássica, tendo John Frusciante (quase)todo recuperado do seu vício de drogas. Após a explosão, o RHCP ficou em silêncio até 2002, quando lançaram By The Way (que se depender de mim não será postado), álbum totalmente levado pro lado da melodia e com 0% de locura. Ano passado lançaram o duplo Stadium Arcadium (que também não postarei) e, se continuarem assim, não lançarão mais um álbum bom. Cara, é triste ouvir esses 2 últimos álbuns que eles lançaram. O funk foi jogado de lado, e o pop ganhou um grande espaço. Pelo menos, o RHCP é uma das únicas bandas de pop que se salvam atualmente, mas quem conhece o passado deles certamente fica decepcionado.
É, meus caros, querem escutar o verdadeiro RHCP? Escutem aqui do Californication para baixo.
Download link.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando Californicanion saiu eu já estava cansado de Red Hot, parecia que estava sempre gravando o mesmo álbum. A banda conseguiu algo que poucos conseguem, renovar os fãs e eu voltei a ouvir uma banda que estava adormecida na segunda metade dos anos 90.

Esse é realmente um disco que merece ser apreciado com uma atenção especial.

Anônimo disse...

Putz!!! É engraçado ver a resenha (muito boa por sinal). Estou baixando esse álbum pq dei meu cd original depois que eu fui pro lado mais desgracera da música. Até que um belo dia, cansado, com saudades de algumas coisas, momentos, pessoas, eu saindo facul tinha um carro tocando o álbum em alto e bom som e eu me senti muito bem!!! Parece que matei um pouco das coisas que eu tava sentindo e só conseguia me sentir bem... Sei que é estranho uma pessoa que curte Whitechapel e The Tony Danza Tap Dance Extravaganza dizer isso mas... Já disse e to ouvindo o trio de cd's matadores deles já citado ai acima.
Música é inexplicável...