segunda-feira, maio 07, 2007

Led Zeppelin - Led Zeppelin I


Sem dúvida alguma, Led Zeppelin é uma banda de importância extrema para o rock. Não só para ele, pois muitos dizem que eles foram fundamentais também para o surgimento do heavy metal e até do hard rock. Além disso, é nome imortal e uma das poucas bandas que eu escuto desde os meus 12 anos de idade até os dias de hoje.
Contando com músicos de imensa capacidade, técnica, criatividade, versatilidade e uma porrada de adjetivos que você não encontra em qualquer banda por aí, não demorou muito para os caras lançarem discos e terem o merecido reconhecimento.
Foi fundada por Jimmy Page após sua saída dos Yardbirds (grupo no qual tocava ninguém menos que Eric Clapton), com o nome de "The New Yardbirds". Falae, é um nome idiota pra cacete, né? Felizmente esse nome foi trocado para "Lead Zeppelin" quando Keith Moon, baterista do The Who, disse que o som da banda "era pesado como o de um zeppelin". Para não haver confusão com o outro significado de "lead", que pode ser "vocalista principal" se for seguido da palavra "singer", a grafia foi mudada para "Led", porque a pronúncia é única.
Esse disco aqui foi gravado e lançado em 1969 e, para a época, foi uma revolução. Nele há uma mistura de blues e rock indo muito mais afundo na ousadia, prova de que a banda não queria ser apenas mais uma. Jimmy Page usa distorções marcantes, faz solos estilosos e grandiosos, John "Bonzo" Bonham forrava o bumbo com papel alumínio (se não é isso, é algo semelhante e eu confundi o nome xp ) para que o lance soasse como um canhão, Robert Plant é um dos únicos vocalistas de voz aguda e rasgada ao mesmo tempo, com interpretações únicas nas músicas e John Paul Jones era multi-instrumentista.
Recheado de músicas excelentes, o disco começa num clima bem blues-rock-heavy com "Good Times Bad Times" e na seqüência vem "Baby I'm Gonna Leave You", som principalmente tocado no violão, cheio de feeling e uma interpretação matadora de Robert Plant. Dá para viajar muito nesse som, só não dá mais porque neste mesmo disco está a música mais louca do Led, a famosa "Dazed and Confused", que usa umas distorções atordoantes na guitarra, uma linha de baixo bem naquele clima de "suspense", muito peso na bateria e um Robert Plant novamente quebrando tudo com a sua interpretação que ultrapassa os limites de consciência humana, ou seja, ele canta isso muitoooo chapado. Incrivelmente, a música passa de um clima depressivo para algo totalmente agitado e rápido, com um solo muito plausível de Jimmy Page e Bonzo socando a bateria com gosto enquanto Robert grita vários "Ahhhh, AHHHH, Ohhh!!!". Antes dela, "You Shook Me" aparece num clima bem variado, com diversas passagens incluindo solos de gaita de boca e teclado. O Led é acusado de ter plagiado Willie Dixon nesse som, e, se eu for explicando tudo, o assunto vai longe, longeee... "Black Mountain Side" é uma instrumental muito boa, comandada principalmente pelo violão, aonde Jimmy Page mostra sua versatilidade como músico, bem como Bonzo que utiliza umas percussões fora de série. É uma música que me passa a sensação de estar olhando aquele típico filme de "Western", aqueles que passam na Guaíba, manja? Aheuhauhe! Talvez só pegue aqui no Sul esse canal, mas beleza, vocês entenderam. Mas o rock não pára não, meu filho! "Communication Breakdown", a mais empolgante do CD, chega com seu riff mega clássico e repetitivo pra te deixar com a alegria lá nas alturas, principalmente no refrão e no solo de guitarra. Após essa viagem, a banda te acalma denovo com "I Can't Quit You Baby", bem no melhor estilo do blues, aquele com um mini solo de guitarra após cada verso do vocal e a bateria mais lenta, mas cheia de viradas e arranjos inesperados. Para terminar o disco com chave de ouro, "How Many More Times" vem com seus 8 minutos e intro mais experimental, riffs heavy metal (Black Sabbath tem uns na mesma linha, principalmente no álbum Paranoid), muitos efeitos de estéreo e por aí vai! :D
Por mais que pareça difícil, comporam, gravaram e lançaram o Led Zeppelin II no mesmo ano. Turnês gigantes ocorreram pela América e pela Europa, e o Led pode ser coniderado como a maior banda de rock do final dos anos 60, início dos anos 70, sendo que até já recebeu CD tributo.
Possivelmente, esse CD aqui é a recomendação mais sincera da semana, para todo mundo que gosta de escutar MÚSICA. :)
Download.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa me surpreende que mesmo já baixado 20 vezes ninguém veio pelo menos falar "porra Led é muito foda!", então eu faço isso :p
Porra Led é muuuito foda, ótimo post mais uma vez, pra mim uma das maiores bandas do Mundo sem exageros. Clássico indiscutivel !
Abraço a galera do Fukt e parabéns, meu HD odeia vocês :P

Anônimo disse...

PORRA, Led é foda demais!!

Tadinho do seu HD. Diz pra ele q é assim mesmo, tem muita gente ingrata nesse mundo...rsrsrs.

Cara, descobri o seu blog hj!! Por acaso. E tô adorando a organização.

Parabéns pelo trabalho. Nem preciso dizer q está nos favoritos.

Muito grata!

Suzana. :D