terça-feira, maio 22, 2007

Pavement - Slanted and Enchanted

Guitar bands, indie ou alternative nunca foi meu forte, porém entre o pessoal aqui do blog, eu sou o que mais me identifico com o estilo, pois sou um grande fã de Dinosaur Jr. e Fugazi, mas não tenho conheçimento muito mais além. O Pavement é uma dessas bandas que emergiram nos anos 90 e fizeram bastante barulho durante os anos 90 e eu nunca tive o mínimo interesse em conheçer, porém um dia desses, eu baixei "só pra ver qualé da banda". E não é que é bom mesmo?
A banda vem da Califórnia, e se formou no finalzinho dos anos 80, pelo guitarrista S.M. e o vocalita Spiral Stairs e lançaram alguns EPs até que em 92 saiu o primeiros disco, esse aí mesmo, Slanted and Enchanted, pelo selo independente Matador, a gravadora que toda banda indie bunda-mole sonha em conseguir um contrato. Esse é um lance interessante da banda, que todos os anos que esteve ativa (89-99) se manteve como independente, e não se rendeu a Majors, e mesmo assim, conseguiu um status invejável.
Começei o post falando em guitar bands, e esse é o melhor termo pra "definir" a banda, já que isso existe aos montes, como alternativo, lo-fi, indie, post-punk e mais alguma aí se você souber, mas o que mais chama a atenção, com certeza, são as guitarras, lotadas de sujeira que carregam os ritmos, sejam eles rápidos ou melancólicos, de maneira maestral. O barulho tirado das guitarras é algo estranho, as vezes não parecem notas, parecem um som tirado de qualquer maneira, o tipo de coisa que fica muito afude, quando aliam-se a alguns riffs fuderosos que carregam numa atmosfera muito massa, ainda mais junto da voz, melancólica e arrastada, que soa como um rockzinho executado de qualquer forma. Se você curte Pixies, Sonic Youth ou até Smashing Pumpkins, tem grande chance de gostar do som desses californianos, em um de seus discos clássicos, clica na capa e confere aí.

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro esse tipo de som, tow ouvindo ultimamente 30 seconds to mars rock alternativo bem legal, uma pena que jah caiu nas graças da mtv brasil