quinta-feira, abril 26, 2007

Fugazi - Red Medicine

O Fugazi sempre será a banda que representará o underground musical, em todos os quesitos, tantos musicais, quanto políticos. É o tipo de banda que é conheçida mais pela atitude do que por sua música. E não é para menos, todo mundo sabe da filoosofia anti-capitalista da banda: Ingressos por U$5,00, CDs por U$10,00, nada de merchandising, nada de alta veículação de clipes, nada de entrevista para Rolling Stone e afins. "Tá, então como eles vão lançar cd se são tão Enemy Of The Music Business?". Simples, funda tua própria gravadora. Fácil de falar, quando se trata da Dischord a própria gravadora, selo que o ícone da geração "X na mão", Ian Mackaye fundou para lançar os EPs da sua primeira banda, Teen Idles, e que logo depois com Minor Threat, Rites Of Spring, Embrace, Dag Nasty e tantas outras formaram a revolução da música indie durante os anos 80 nos EUA.
Um bom tempo sem postar algo aqui, e resolvi botar algo que realmente importa, por isso escolher Fugazi. Dentre todas as outras bandas citadas antes, o Fugazi é uma reunião de quase toda a cena de Whasington, o já dito, ícone Ian, nos vocais e guitarra junto com outra lenda, Guy Piccioto, que dividi os microfones e fazem as batalhas de riffs, e o time completa-se com Joe Lally no baixo e fazendo um bico nos vocais as vezes, e o baterista Brendan Canty, outro grande nome da cena.
Chamem de Punk, chamem de Indie Rock, chamem de Rock Alternativo, chamem de Post-Hardcore, chamem do que quiser, o Fugazi está acima dos rótulos, fazendo um som destruidor, altamente noise, enérgico, gritado, com ótimos ritmos e quase nada de melodia, é um monstra barulhento disparando estrofes militantes e riffs avassaladores (Que as vezes parece som de baixo, e não d'uma guitarra). Toda essa mistura que se formou da metade dos anos 80 e se manteve indie durante sua aparição no mainstream dos anos 90, influênciou muita gente do rock moderno, como exemplo máximo o At The Drive-In, e o Jimmy Eat World.
Red Medicine é o quinto disco da banda, lançado em 95, e foi considerado um dos melhores discos de rock do ano. O cd é uma bomba relógio pronta pra explodir, essa ordem inicial "Do You Like Me", "Bed For The Scraping", "Latest Disgrace" (Ficou conheçido quando Frusciante gravou ela no DVD do RHCP ao vivo em Slane, como intro para Paralel Univer) e "Birthday Pony" é para matar o velho. Clica na capa e divirta-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

bota anti-flag melhor banda punk atulamente

Anônimo disse...

anti-flag
anti-flag
anti-flag
anti-flag
anti-flag
anti-flag
anti-flag
anti-flag