quarta-feira, julho 11, 2007

It Dies Today - The Chaitiff Choir


It Dies Today não é apenas mais uma das bandas que explodiram recentemente tocando o estilo chamado popularmente de "metalcore" nos dias de hoje. O som deles possui um algo há mais do que aqueles das bandas mais tradicionais, tornando-os, assim, mais atraentes aos ouvidos das pessoas que não se contentam com algo idêntico a outro algo que é idêntico a outro algo. Claro que em diversos momentos lembra Atreyu e Bullet For My Valentine, mas as diferenças são gritantes também.
Formada em 2001, em Nova York, a banda soube pegar muito do som da própria terra (NYHC) e mixar com metal e emocore. Sim, é emocore! Muita gente hoje em dia se nega a aceitar tal fato, principalmente pela banalização do gênero que está sendo empregado às bandas de música pop e com letras sentimentais, tais como My Chemical Romance e Simple Plan. Para você ter noção, essas bandas não tem um pingo de semelhança com o It Dies Today e o verdadeiro emo. Mas sem se desviar muito do assunto, tente imaginar um som que começa rápido e pesado com vocais guturais e rasgados, muito semelhantes aos vocais à la death metal, em seguida, há um breakdown poderoso do NYHC e, feito isso, vem o refrão mais voltado à melodia, geralmente muito reflexivo e extremamente marcante. Com essa mistura, a banda consegue juntar os fãs desses 3 estilos que são, geralmente, muito distantes. Palmas para eles!
The Chaitiff Choir é o terceiro material do grupo e o segundo lançado por uma gravadora. O primeiro disco da banda é um self-release intitulado Let the Angels Whisper Your Name, lançado no mesmo ano de formação. Um ano depois, Forever Scorned foi lançado por uma gravadora menor, e eis que, em 2004, veio esse lindo The Chaitiff Choir, via Trustkill Records (Mesmo selo de bandas como Terror e Bleeding Through). O sucesso foi tão enorme que a Trustkill realnçou Forever Scorned, em 2006, e o próprio The Chaitiff Choir, no mesmo ano de 2006. Talvez os re-releases foram feitos para deixar aquele clima de espera para o álbum Sirens, também de 2006. Infelizmente, esse último não me agradou muito.
Recomendo o material, e indico as músicas "The Radiance" e "Severed Ties Yield Severed Heads". Muito bom mesmo! Coisa fina para fãs dos estilos citados acima e muito interessante para quem queira conhecer.
Download.

Um comentário:

Anônimo disse...

agora sim faz tempo que naum via nada que me agradasse. falando em bullet que tambem eh legalzinho, uma pena que o it dies mudou de vocalista