quinta-feira, outubro 25, 2007

Fugazi - Repeater + 3 Songs


Mestres do Pós-Punk? Precursores do Rock Independente? Post-Hardcore de Base? Expressões e rótulos para classificar uma das bandas mais esporrentas de Washington não faltam, porém, nenhum delas consegue passar exatamente o som que a banda faz em apenas "duas ou três palavras".
Considerado um marco, seu primeiro lançamento, chamado de 13 Songs, uma compilação dos dois primeiros EPs em forma de Full Lenght, é considerado de Pós-Punk, porém nada ha ver com o mesmo estilo que bandas oitentista inglesas pseudo góticas faziam, como o The Cure ou o Echo & The Bunnymen. O Pós Punk do Fugazi é um som bem mais calcado no Punk-Rock, trazendo muito da energia de quem viveu esse momento, com uma vontade de experimentar algo novo, momento onde surge um dos quartetos mais importantes de Washington.
O LP Repeater foi lançado no ano de 1990, ano de mudança no cenário musical Mainstream, e ainda no mesmo ano, em forma de cd, saiu Repeater + 3 Songs, o mesmo disco, porém, como sugere o nome, com 3 canções adicionais, que seguem na mesma linha do disco anterior.
Canções de ritmo simples e de encaixe perfeito, baixo e bateria fazem um cozinha criativa e ao mesmo tempo sem muita frescuras, que se completam com as guitarras terroristas de Guy Piccioto e Ian Mackaye, os quais se revezam nos vocais, que é um das marcas registradas da banda.
Misturando algumas músicas instrumentais, como de costume, com outras de letras muito bem sacadas, com o grande talento lírico de Mackaye, esse é um disco recheado de músicas enérgicas, intensas e nervosas. Sempre que eu escuto Fugazi, eu me imagino andando de Skate, pelo maneira que as músicas são executadas, sincronizam perfeitamente com embaladas profundas ao mesmo tempo que dão um gás enorme. Mais um disco impecável da banda, clica na capa e faz o download.

Nenhum comentário: