terça-feira, novembro 20, 2007

Unsane - Unsane


Conheci o Unsane quando jogava Tony Hawk's Pro Skater 1, isso lá por 2000, 2001. Escutava aquelas músicas que iam do punk/hc dos Kennedys ao ska dos Suicide Machines e gostava muito, mas a minha preferida era a mais pesada, uma com o vocal cheio de efeitos e um instrumental com uma bateria tão pesada e uma guitarra tão suja que abafavam o resto e a si, soando bem noise. Quem tocava essa? O Unsane.
O trio insano criou a banda em 1988, na cidade Nova York. Esse álbum auto-intitulado foi lançado em 1991 e é o primeiro da banda. Na época, com uma sonoridade não muito definida, eles foram criando uma espécie de rock alternativo, mais puxado para o noise mesmo, porém com influências de hardcore e metal. Nos álbuns seguintes, o que predomina é o noise puro, muito mais pesado e mais sujo. Por ser um som bem fora dos padrões, deve ser analisado com calma. Esse álbum, na verdade, era pra ter sido lançado antes, todavia, por problemas com selo, ele ficou guardado até 91, e, por conseqüência disso, O Unsane ficou mais underground do que deveria, já que nos anos 90 o "barulho" que fazia a cabeça dos adolescentes era outro (leia-se Nirvana).
A banda nunca ficou muito famosa. O único motivo de muita gente - eu incluído nesses - conhecer é porque eles têm a música "Commited" em um jogo de Playstation que a maioria dos adolescentes curtiam e ainda curtem, o já citado Tony... Entretanto você deve estar se perguntando: "É barulho puro?". Quase. Há escalas fora de harmonia, microfonias, saturação e derivados, contudo há também passagens de algo como um "rock freestyle" bem na manha, com solos agradáveis, e linhas vocais bem pensadas.
É um puta som diferente, e eu recomendo principalmente pra quem curte os sons que o Felipe posta direto, tipo Sonic Youth. Capaz de lhe causar mudanças bruscas de humor, euforia e agitação, Unsane voltará em breve para ser adorado ou desprezado aqui no blog.
Download.

6 comentários:

VonDamsel disse...

eu lembro dessa música! hahahahaha

vo me afogar em nostalgia

Anônimo disse...

unsane é foda, muito bom mesmo.

Felipe Eugênio disse...

CD do caralho!

Fábio A. disse...

Isso não é noise. Sonic Youth não é noise.
Noise é: Masonna, Merzbow, Satans Tornade, Mutant Ape, Splinte vs Stalin, AjaxFree.

italo_sparrow disse...

O LINK não TAH MAIS FUNCIONANDO, POR FAVOR faz um RE-UP DESSE ALBUM MUITO FODAH XD

italo_sparrow disse...

OPAH VALEWS msm cara OBRIGADO pelo Album o/