domingo, maio 04, 2008

Sleep - Sleep's Holly Mountain

Vindos da cidade de San Jose, a capital do Vale do Silício, na Califórnia, o Sleep, é considerado, hoje, como um dos mais importantes nomes do Stoner Metal, que foi muito bem desenvolvido no início dos anos 90, nessa região da América do Norte, e que reflete até hoje, na música pesada.
A banda nasceu a partir da cinzas de uma banda de nome estranho: Asbestosdeath, que tocava uma mistura de Sludge e Punk (e que tiveram a discografia relançada recentemente). Com a entrada do jovem Matt Pike, nas guitarras, trocaram o nome pra Sleep e em forma de um power trio fudido (Al Cisneros no baixo e vocal e Chris Hakius na bateria), lançaram este, Sleep's Holly Mountain, segundo disco, em 1993, via Earache Records.
Tido por muitos como um dos pilares do Stoner Metal, ao lado de outros clássicos da mesma época, Blues For The Red Sun do Kyuss e Spine Of God do Monster Magnet, estes cdzitos podem ser considerados como a base pra quase tudo que veio depois. Com forte influência do Doom Metal, as vezes parece que os riffs de Pike foram feito pelo Mr. Iommi, do Sabbath, e por isso, a banda era muito comparada com o Saint Vitus, outros seguidores ortodoxos do Black Sabbath.
As rifferamas pesadas e no estilo "monolítico", bem marcadas e lentas, deixam o disco com um clima meio mofado e nebuloso, talvez, devido a fumaça que a banda fazia, que ficam bem clara nas letras e principalmente, na capa (olha ali as folinhas de Cannabis). Junto temos, uma bateria sequinha, meio coadjuvante, altas doses de groove, devido ao peso destilado pelo baixo e a guitarra, e muita viagem musical.
A banda conseguiu uma base de fãs fiéis imensa, porém para os padrões de uma banda, que se encontra no underground do underground, e devido as atitudes anti comerciais (o espírito anti social fica claro no som), a banda entrou em colapso e outros passaram a frente. Felizmente, hoje Matt Pike tem uma das bandas mais afude do cenário de música pesada, que é o High On Fire, que misturou todo o clima Doom com velocidade e um pouco de agressão, e é considerado "Herói", dentro do circuito Stoner/Doom, mas não está nem perto de alcançar a popularidade de Josh Homme e Dave Wyndorf, assim como os dois estão longe de alcançar a mesma habilidade com as cordas de Pike. Download.

Nenhum comentário: