domingo, dezembro 27, 2009

Ride - Nowhere


Se há um rótulo que o pessoal deste blog acha muito "maneiro" este rótulo é o Shoegaze. Um nome que a princípio não diz nada, longe de ser algo como space rock ou heavy metal, quais tens suas explicações explícitas em seus nomes, o shoegaze faz tu imaginar qualquer coisa, ou vai dizer que antes de saber o significado desse subgênero do subgênero do rock alternativo, imaginava que tinha algo a ver com guitarras barulhentas e lindas melodias?
Pois bem, o Ride, um quarteto inglês, formado no final dos anos 80 em Oxford, conheceu o rótulo logo em seu nascimento e desde então trataram de renegá-lo (totalmente em vão, pois até hoje são "famosos por ele). Nowhere foi o primeiro disco do grupo, lançado pela aclamada gravadora Creation, é tido como o grande clássico do grupo e um dos maiores discos da década de 90. Curiosamente, esse disco é também conhecido como "o segundo maior clássico do Shoegaze", ficando atrás apenas de um disquinho chamado Loveless, a grande obra prima do My Bloody Valentine.
Tendo como elemento principal as guitarras barulhentas, ecoando disco a fora, o Ride também consegue, e muito bem, aliar todo esse trabalho noise e dar uma linda forma para essas 11 canções. A abertura não poderia ser diferente, "Seagull" te joga diretamente dentro de um redemoinho de guitarras e chega te "embaçar" os ouvidos. "Polar Bear" e "Dreams Burn Down" mostram a face mais melódica do grupo, num clima bem cinzento e melancólico, sem perder a beleza e o zumbido.
"Taste" é o único single do disco, segue uma linha mais pop, na linha do rock inglês 80/90, fortes influências de Smiths e Jesus And Mary Chain. O título de música mais bonita do disco, sem sombras de dúvidas, vai pra "Vapour Trail", com uma introdução emocionante, carrega um instrumental impressionante, um trabalho realmente fantástico. A faixa título fecha o disco em grande estilo, "Nowhere" tem o poder de te levar exatamente para a imagem da capa do disco e dá a sensação que está te levando para seu título: nenhum lugar.
Não tenho costume de descrever e citar músicas, porém, quando todas as músicas estão acima da média, fica difícil. Um dos maiores clássicos perdidos da década passada e de todos os tempos. Download.

15 comentários:

pirs disse...

Boa.

Matias Leidemer disse...

Faltou o link para download! ;)

Jeff disse...

blzaaa?!?!?!
opaaaa o link para baixar o cd amigo?!!
valeu abraçoo

Rodrigo disse...

Esse é um dos discos mais bonitos lançados até hoje... Dá vontade de ir no show do Oasis só pra ver o Andy Bell tocando, já que nunca vieram pra cá...até hoje sou fã desses caras, a ponto de ter comprado todos os singles deles (as capas mais bonitas do mundo) no eBay, pagando uma fortuna....

João disse...

Muito bom esse disco, cheguei a conhecê-lo em LP graças a um amigo meu que vive garimpando lojas de discos e sebos culturais, as canções são maravilhosas e uma das capas mais bonitas da década.

Fantasma disse...

olááá amigo será que voce poderia por em mp3 por que hein m4p nesse tipo de arquivo nao consigo ouvilas
se puder fazer esse favor agradeço desde jáaá
valeu forte abraço

Leptossomico disse...

Ótimo blog! Convido a conhecer o meu. Temos muita coisa em comum. Aliás, copiei descaradamente sua descriçao do álbum das Lolitas, já que não pude interpretar melhor do que vcs.. Grande abraço!

Anônimo disse...

Feliz ano novo prá galera do Fukt.

Adenilson disse...

esse FUKT é de prima mesmo , grato 8)

Anônimo disse...

I want not concur on it. I assume nice post. Expressly the appellation attracted me to study the intact story.

Anônimo disse...

Easily I to but I dream the post should have more info then it has.

ChuckNorris disse...

Olá velhos amigos do Fukt, quando tiverem um tempo dêem uma olhada no meu novo blog. Grande abraço.

DH disse...

Que houve com o blog?

Zumbilly disse...

Eu também (mais uma vez) copiei release de vc's ... caso tenha algum problema é so comunicar ;) ..

Aguante la música !!
[]'s

fukt disse...

Humidity blog with funny videos and movies Humor humidity around the internet. All the best and the latest jokes, it fails, the stunts, fights, nutshots, joke