quinta-feira, março 22, 2007

Napalm Death - From Enslavement To Obliteration

Grindcore, talvez o gênero mais intenso e agressivo dentro da música, já apareceu várias vezes aqui no blog, pois o Julio é um expert no assunto, trazendo bandas como Nasum, Cripple Bastards e Gadget, e todas elas têm algo em comum, são seguidoras de uma banda chamda Napalm Death!
O único disco de grind que eu postei aqui no blog, foi lá no início, e ele se intitula apenas por Scum. Bom, quem não sabe, o Napalm Death surgiu em 82, em Birminghan, na Inglaterra, por um grupo de amigos, que era altamente influênciados pelo Anarco-Punk que surgia na época, bandas como Flux Of Pink Indians e Crass, uma verdadeira aula de Anarco.
Porém a história dos caras foi sempre meio estranha, pois era difícil um membro da banda ficar muito tempo, e em só em 86, após várias trocas de membros, algum tempo parado, a banda lança o primeiro disco chamado Scum, que então surge o rótulo Grindcore. Isso quer dizer mais ou menos assim, uma bateria extremamente rápida e agressiva, influência do hardcore (Escute "Practice What You Preach" e vai entender), guitarra e baixo com som extremamente metálico, vocal que troca entre o roco-rasgado para o gutural, e letras anarquistas. O Scum têm o lado A com uma formação, e o lado B com outra, e é essa formação que grava From Enslavement To Obliteration.
Nesse disco é o lendário Lee Dorian que faz os vocais, que logo sai para a entrada do Barney Greenway, que continua até hoje. São 27 músicas de puro barulho e agressão sonora. Esse disco junto com o Scum foram o legado para as bandas, durante os anos 90 no underground irem moldando o Grindcore, enquanto o Napalm, sem nenhum integrante original, passou a tocar um som maism Death e muito mais trabalhado. Muito fãs e "entendidos" dizem que o Napalm Death de verdade foi só até esses dois cds, acho que estão enganados, ou ele acabou antes de saír o primeiro disco, pois os integrantes originais largaram ou nunca escutaram os últimos trabalhos, como o maravilhoso Enemy Of The Music Business.
Enfim, essa foi uma banda que deixou um legado importantíssimo, porém todos os membros que formaram a banda, saíra para procurar outra forma de música, buscar seu sonho, não sei se alguém conseguiu, mas se você quer curtir um bom barulho, clica aí na capa.

Um comentário:

Julio Cesar disse...

Verdade, Felipe!
Se não fosse o Napalm, Terrorizer e outros, não haveria grindcore!
>:D