terça-feira, novembro 06, 2007

The Dillinger Escape Plan - Ire Works


Quem conhece o DEP dos excelentes trabalhos Calculating Infinity e Miss Machine, certamente ficou ansioso quando começaram a rolar os boatos sobre um disco novo. Ao ver vídeos da produção de novas músicas, tudo se confirmou, e as expectativas cresceram como fungos em um corpo que ingere antibióticos.
Finalmente o disco vazou, e agora todos podem ouvir mais um grande trabalho dos rapazes. Enganou-se quem pensou que eles se limitariam a repetir algum dos outros álbuns, ou simplesmente fazer um CD qualquer. O DEP decidiu jogar todo o experimentalismo que perambulou em suas cabeças nos últimos anos para cima do microfone, das guitarras, do baixo, da bateria e do computador. Isso mesmo, meu(minha) caro(a)! A começar por vários efeitos eletrônicos de computador que não haviam sido utilizados antes, todos perceberão algumas inovações. A princípio, creio que essa versão que eu escutei e que vocês poderão baixar é NÃO-MASTERIZADA. Crua demais, indefinida em alguns momentos e diferente. Se isso é proposital, ou seja, se essa versão é a finalizada e masterizada, os caras decidiram ir looonge demais, porque realmente ficou diferente. A quebração vem furiosamente já na primeira música, e esquizofrênica - e poderia ser diferente? Eles sempre começam assim! - "Fix Your Face", onde Greg Puciato faz um duelinho vocal com o ex-vocalista Dimitri. Escalas de fim de mundo, tempo quebrado, enfim, quem conhece sabe do que estou falando. Mas na terceira faixa em diante, a inovação predomina. "Black Bubblegum" chega a soar bizarra, lembra muito o Sugar Ray ou o RHCP dos tempos antigos, totalmente alternativa. Em seguida, "Sick On Sunday" mostra os tais efeitos de computador, e após isso vêm duas faixas instrumentais e outra porrada curta e grossa. O tempo das músicas ficou bem extremo; curtas ou longas. "Milk Lizard" é memorável demais, possivelmente a mais viajante do CD, pois é acompanhada de instrumentos típicos de jazz. Chega a lembrar muito aqueles filmes de ação Hollywoodianos.
DEP é DEP; loucura, experimentalismo, hardcore e metal em níveis fora do comum, resultando em uma banda única e que merece o espaço que vem conquistando.
Download.
UPDATE: Versão masterizada upada (a de cima é NÃO masterizada). Baixe aqui.

5 comentários:

Felipe Eugênio disse...

Milk Lizard é a música desse disco!

Anônimo disse...

não falei que era foda??? disco do ano!!! black bubblegum é o hit do verão

Felipe Eugênio disse...

Black Bubblegum me lembrou muito os vocais de Mike Patton com o Peeping Tom. Não é à toa que as pessoas chamam eles de o novo FNM, mas isso não sou eu quem diz, apenas curiosidade.

Julio Cesar disse...

Isso que essa versão parece não ser a oficial! :D
Black Bubblegum e Milk Lizard são muito boas mesmo, mas não se esqueçam da agressividade de Fix Your Face e da insana Sick On Sunday.

Anônimo disse...

"AS APARENCIAS ENGANAM"

REALMENTE, OS CARAS PARECEM EMOS, MAS PUTA SONZERA INSANA.