segunda-feira, julho 07, 2008

Black Sabbath - Mob Rules


Falar da importância, magnitude e essencialidade da obra do Black Sabbath já não é algo necessário, pois a maioria aqui já deve curtir muito metal extremo ou outras vertentes do rock, e, portanto, sabem já como tudo iniciou, quais os principais álbuns, quem foram os vocalistas, qual a característica mais marcante do guitarrista e etc...
Mob Rules, de 1981, é o segundo disco com Dio nos vocais. Lançado pouquíssimo tempo após o Heaven and Hell, nos mostra a banda com algumas características do mesmo, como palhetadas de guitarra, andamento de bateria mais "na manha" e diversas outras qualidades. A diferença de Mob Rules está na aura que o envolve, bem mais extrema (não em termos de peso) em todas as músicas. Pode reinar um clima de rock (como na faixa-quase-título) como pode também algo mais acústico e místico ("The Sign Of The Southern Cross" é a que melhor mostra isso!). De fato, em quase todos os sons há riffs marcantes de Toni ("Country Girl" tem um verso de guitarra mais que memorável), interpretações inigualáveis de Dio, o baixo encorpado de Geezer (que tinha ficado extremamente oculto no último álbum com a formação preferida dos fãs, aquela com Ozzy nos vocais, o Never Say Die!) e andamentos funcionais de Vinny Apice, estreando em estúdio no grupo.
Da turnê desse álbum renderam bons frutos, os quais resultaram no Live Evil, álbum ao-vivo, o qual é ótimo, mas foi soterrado por um ao-vivo do Ozzy. Houve várias brigas também durante essa época, e, entre outros boatos ou fatos, há rumores de que Dio teria modificado às escuras a produção do álbum, se auto-beneficiando e prejudicando Toni. Após isso, Ian Gillan assumiu os vocais e gravou o lindo Born Again, não durando muito tempo na banda também. Diversos line-ups vieram na seqüência, bem como discos fracos ou medianos. A volta total veio novamente com Dio, em 1992, com Dehumanizer, o provável melhor álbum da carreira de todos eles.
Mob Rules é um ótimo álbum, reunindo quase todo o potencial dos músicos envolvidos em sua criação, resultando em grandes sons dos criadores do heavy metal - que por sinal, ninguém mais faz como antigamente.
Download.

2 comentários:

Pinguim disse...

Discão pra lá de foda!!!

Daniel disse...

valeu Patrick. Excelente resenha.

Abraço