sexta-feira, janeiro 25, 2008

fIREHOSE - Ragin', Full On


o fIREHOSE foi uma banda de rock alternativo que surgiu no meio dos anos 80 no Estados Unidos de uma maneira trágica: A morte prematura do guitarrista D. Boon, do Minutemen, em um acidente de van fez com que a banda acabasse e que quase desistissem da carreira musical. Realmente, foi uma baita perda, pois o Minutemen foi uma das bandas mais importantes da cena underground americana nos anos 80, e Boon era peça vital para banda.
Nesse ponto que surge um dos maiores fãs da banda, chamado Ed Crawford aka Ed fROMOHIO, o cara mandou uma carta para Mike Watt e George Hurley, propondo criar uma nova banda, diferente da banda original, para botar eles de volta em atividade, ao mesmo que o Sonic Youth também ajudava, criando o Ciccone Youth com a ajuda de Mike Watt e foi aí que surgiu o fIREHOSE, uma das únicas histórias que conheço onde um fã se junta com sua banda.
O nome veio de uma música do Dylan, cantor cujo Mike Watt era fã e a maneira de escrever o nome veio da assinatura de Ed. Em 86 a banda estava reunida já fazendo suas jam sessions em San Pedro, Califórnia, cidade natal do Minutemen e no final do ano, lançavam seu primeiro LP com o nome de fIREHOSE, chamado Ragin', Full On, pela SST.
Como era de se imaginar, o som mudou quase drasticamente, mas ainda trazia alguns resquíçios do Minutemen, porém o som é bem mais focado, sem tanta experimentação e viradas de ritmos tão imprevisíveis, como a grande mudança de voz, pois Ed Crawford tem uma voz mais profissional para cantar. Como a banda recém estava começando, teve ajuda de Kira, que foi baixista do Black Flag e esposa de Watt para escrever algumas músicas, como a quase instrumental "Under The Influence Of Meat Puppets", uma singela homenagem ao companheiros de selo.
Como todos os discos que Mike Watt lançou após o final do Minutemen, esse foi o primeiro em homenagem ao guitarrista e amigo D. Boon. O disco não é a maior maravilha do mundo, mas mostra o início da banda, que chegaria em momentos melhores anos mais tardes, com o seu fim na metade dos anos 90, mas fica a dica, baixa aí e confere.

2 comentários:

Anônimo disse...

no judas um fã entrou pra banda.

nffcnnr disse...

Fantastico!! Muchas gracias, caballero!!
~ the awesomeometer