sexta-feira, julho 11, 2008

Neurosis - Souls At Zero


Talvez se pensarmos em música pesada nos anos 90, os nomes que logo surgem na nossa cabeça, costumam ser Pantera, Fear Factory ou Sepultura, por questão de importância e "sucesso", mas se a gente der uma olhadinha mais underground, a questão "influência", logo surge Meshuggah e Neurosis, no campo mais experimental.
O Neurosis surgiu em Oakland, na Califórnia, na metade dos anos 80, fazendo um som bem nervoso, mistura caótica de Crust Punk, Hardcore e um forte lado Doom, que sempre os acompanhou. Com o tempo, o negócio começou a ficar mais pesado, mais complexo e melhor, e por isso falar deles, é uma batalha enorme contra rótulos e estilos.
Souls At Zero foi o terceiro disco da banda, lançado em 92, e o primeiro que pode ser considerado clássico, pois mudaram aquele crueza pra algo mais abstrato. Até hoje não entendo o porquê, mas esse disco foi lançado pela Alternative Tentacles, selo independente punk do Mr. Biafra, talvez numa tentativa de conseguir entrar mais no cenário metal, mas com aquele background Hardcore, sempre característica da banda.
Sludge, Doom com influência do Folk e andamentos bem devagares, altas passagens tribais e os vocais gritados do trio Steve Von Till, Scott Kelly e Dave Edwardson (guitarra - guitarra - baixo) são as marcas registradas do disco. Essa álbum pod sôar apocalíptico, épico, monstruoso e até medieval, devido ao grau de nervosismo passado no som; "Flight" são 4 minutos de puro drama, enquanto "Takeahnase" e "To Crawl Under's One Skin" transformam angústia em forma de música, e a faixa-título é a monotonia da forma mais macabra: uma mistura entre Celtic Frost, Melvins, Black Flag e Amebix.
Atualmente, a banda é sempre motivo de discussão para o uso do termo "Post-Metal", pois eles são responsáveis por influenciar 99% das bandas que são rotulados dentro do "estilo", vide Isis e Cult Of Luna e Rosetta, os mais famosos. Aqui o lance é quase nada atmosférico, que marcou bastante a carreira da banda mais pra frente, mas é um disco marcante. Download.

3 comentários:

. disse...

Fukt Mp3 Yessssss.

Resgatando os clássicos.
Eu até tinha me esquecido como esse álbum é foda. Uma mistura caustica para ferver nossos neurônios.

Anônimo disse...

Neurosis é incrível, uma das bandas mais originais de todos os tempos.

P disse...

¿Qué es la inspiración? ¿Existe? ¿Tiene algo que ver con la Infinita Paciencia? ¿Why am I really here? ¿Quién es usted? ¿Puedo meterme en su vida?