sábado, março 17, 2007

Johnny Winter - And... Live (ao-vivo)


Quando alguém se torna fã de uma banda ou artista, mas fã de verdade, daqueles que curtem todos os álbuns e não enxergam nada de ruim nos mesmos, a pessoa é meio "suspeita" para falar. Realmente sou suspeito para falar desse cara aqui, pois foi "amor à primeira audição"! Me lembro muito bem como foi: Estava na praia, na casa da minha tia, escutando os canais de música da Sky, mais precisamente o de "Rock", quando começou a tocar "Jumpin' Jack Flash" e eu pirei! Corri para ver quem tocava, e lá dizia: Johnny Winter. Como já falei em outros posts, corri atrás dos álbuns e o resultado está aqui.
Este álbum ao-vivo foi gravado em 1970, mas, se não me engano, saiu em 1971. Aqui o Johnny, que começou a carreira em 1969 e lançou 3 DISCOS NO MESMO ANO, mostra-se muito ousado! Fazendo alguns covers de deixar os artistas originais até meio sem-graça e superando-se na execução ao-vivo de seus próprios temas. São 5 músicas em 40 minutos de show, tudo executado com muita perfeição e feeling! Acredito que isso aqui é fundamental, não importa a banda ou o estilo. Se o cara tem feeling, 50% do trabalho já está feito. Me perdoem aqueles que são fãs do estilo "progressivo ao extremo; olha como eu toco bem pra caralho, mãe!" à la Dream Theater, Spastic Ink e Guitar Trio, mas que esse som é mecânico demais e não passa emoção nenhuma, não, não passa. De que adianta fazer o impossível, se o importante é fazer algo realmente com o sangue e que soe bem?
Basta escutar a já citada "Jumpin' Jack Flash" (cover dos Rolling Stones), aonde Johnny faz solos lindos, o baterista Bobby Caldwell soca a batera com gosto e o baixista Randy Hobbs ousa dar uma "diferenciada" da música original, "Rock and Roll Medley" (versões rapidinhas dos maiores clássicos de gente como Jerry Lee Lewis, cantadas, possivelmente, por Rick Derringuer (o outro guitarrista) ou Randy Hobbs), "It's My Own Fault" (cover de B.B. King) e "Johnny B. Goode", que foi criada pelo grande Chuck Berry, mas que, "pra variar" soa melhor na interpretação de Johnny. O disco inteiro é excelente, por mais que eu diga aqui o quanto esse álbum é importante para mim, vocês não entenderão, eu acho.
Download dessa pérola em uma das melhores fases de Johnny: Aqui.
Link original retirado do blog do nosso amigo Ser da Noite.

2 comentários:

Ser da Noite disse...

Fala Julio,

Excelente post, com um texto maravilhoso. O JW é realmente tudo o q vc escreveu.
Alias o blog está arrebentando. Os dez últimos post, pelo menos, são um esculacho. Embora já tenha estes cds, é bom saber q outras pessoas vão poder ouvi-los tb.
Parabéns, para vc e Felipe Eugenio (um mata e o outro esfola).

[ ]s

Anônimo disse...

mais do mestre...