terça-feira, março 18, 2008

Pitchshifter - www.pitchshifter.com


O Pitchshifter é uma banda inglesa que surgiu no final dos anos 80 e passou por diversas fases. Originalmente estabilizada sob o nome de "Pitch Shifter", lançaram alguns álbuns bem na veia do metal industrial da época, ou seja, com bastante peso, samples macabros, vocais urrados e tudo que tem direito. Isso fez com que eles viessem a se tornar uma banda muito respeitada na cena underground do Reino Unido. Mas em 1996, após "enjoarem" do estilo, mudaram o nome para "Pitchshifter" e...
Em 1998 foi lançado www.pitchshifter.com, primeiro álbum da nova fase do grupo, que chegou causando estardalhaço. A postura da banda foi completamente modificada. Os vocais ficaram limpos, as guitarras mais agudas e estridentes, e as linhas de bateria bem cheias de drum and bass, trip hop e techno rápido. Tal atitude ocasionou a perda de alguns fãs e o ganho de outros.
Esse álbum é uma pérola! É uma das melhores fusões de rock com industrial que eu já ouvi na minha vida! A começar por "Microwaved" (guitarras viciantes, refrão grudento), depois por "W.Y.S.I.W.Y.G." (mais guitarras viciantes, vocais clonados de James Hetfield, bateria veloz) e "Please Sir" (certamente a que possui a melhor linha de bateria programada), sem esquecer a última faixa, a "Free Samples", que, como diz o nome, são samples e batidas isoladas. Se você é como eu, que gosta de editar e criar músicas no computador, certamente achará a música bem útil.
Pitchshiter também já colaborou em estúdio com Jello Biafra (vocalista dos Dead Kennedys), John Stanier (baterista do Helmet), Dave Jerden (produtor do Alice In Chains e Offspring) e com um tal de Machine (produtor do White Zombie). Na lista de remixes, constam bandas como Biohazard. Já na lista de turnês, constam Metallica, Black Sabbath, Bad Religion, Iggy Pop, Fugazi, Pantera, Ministry e mais uma porrada. Tiveram músicas inclusas em filmes e jogos de video-game, como Test Drive 5 e Twisted Metal III. É, não é pouca coisa!
Download.

3 comentários:

Anônimo disse...

always wanted to hear something by them . are they still (or again) together ? thanks for this great piece

Anônimo disse...

Yes, they're alive!
There are rumors that a new album are being produced secretly.
Sorry for the bad english! haha

Anônimo disse...

massah to procurando som de metal industrial !!!!